O Governo do Amazonas intensificou a fiscalização das barragens na Mina do Pitinga, localizada em Presidente Figueiredo.
- FNSME

- 1 de mai.
- 2 min de leitura

O Governo do Amazonas intensificou a fiscalização das barragens na Mina
do Pitinga, localizada em Presidente Figueiredo, visando garantir a segurança ambiental
e prevenir riscos associados à atividade mineradora. A ação contou com a participação
de diversos órgãos estaduais e federais, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a proteção das comunidades locais.
Em uma iniciativa voltada para a segurança ambiental e a prevenção de riscos, o Governo do Estado do Amazonas realizou, nos dias 8 e 9 de fevereiro, uma fiscalização nas barragens da Mina do Pitinga, situada no município de Presidente Figueiredo, a 117 km de Manaus. A operação teve como foco os barramentos de rejeitos e de contenção de água pertencentes à empresa Mineração Taboca. 
A comitiva responsável pela vistoria foi liderada pelo diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, e contou com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira, além de representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), Ministério Público do Estado (MPE-AM), Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) e Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM). 
Segundo dados do Ipaam, o estado do Amazonas possui 38 barragens enquadradas na Lei de Segurança de Barragens, sendo 29 destinadas à aquicultura, oito à mineração e uma à geração de energia hidrelétrica. Embora a classificação dessas estruturas seja de responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Mineração (ANM), o Ipaam realiza o acompanhamento e a fiscalização, garantindo a estabilidade e a segurança das barragens. 
O secretário Eduardo Taveira destacou que, após o desastre ocorrido em Mariana (MG) em 2015, o Amazonas reforçou suas ações de monitoramento, resultando na reclassificação das barragens de mineração de alto para baixo risco. Além disso, o estado captou R$ 5 milhões para investimentos em monitoramento e outras ações relacionadas à segurança das barragens, evidenciando o compromisso com a proteção ambiental e a segurança da população. 
Fonte: Governo do Estado do Amazonas – Governo do Estado fiscalizará barragens na Mina do Pitinga, em Presidente Figueiredo.




Comentários